Anuncios

domingo, 26 de janeiro de 2025

AS VIAS QUE NOS CONECTAM:

Um paralelo entre o trânsito e o corpo humano, DNIT faz breve paralelo entre as vias que nos mantêm e aquelas que nos levam aonde queremos ir. O corpo humano é uma máquina incrível da natureza e, para que ele funcione corretamente, é necessária uma rede intrincada de vasos sanguíneos que fazem o transporte do oxigênio e distribuem os nutrientes pelo nosso organismo. De maneira semelhante, o trânsito nos leva ao cumprimento de nossa rotina cotidiana, seja para o trabalho, escola de nossos filhos ou mesmo um simples passeio buscando abstração do caos diário, tornando o funcionamento da sociedade organizado e exequível.

Da mesma forma, as artérias, veias e os capilares, que transportam o sangue tão vital que nos mantém vivos, as vias urbanas e interurbanas também fazem o mesmo com as metrópoles, cidades e vilas, conectando-as, entre si e dentro de si, propiciando a manutenção do tecido socioeconômico, enriquecido e retroalimentado pelas vivências de todos.


Em decorrência disso, devemos ter sempre em mente a importância de utilizar a velocidade correta (máxima permitida) para cada via indicada por meio de sinalização pois estas obedecem às características técnicas e as condições de trânsito.


* Vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais;

* Rodovias: 110 km/h para automóveis, camionetas, caminhonetes e motocicletas e 90 km/h para caminhões e outros veículos pesados (pista dupla); 100 km/h para automóveis, camionetas, caminhonetes e motocicletas e 90 km/h para caminhões e outros veículos pesados (pista simples);

* Estradas: 60 km/h para todos os veículos.


Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), respeitando os limites de velocidade das vias, é possível prevenir não somente o quantitativo de sinistros de trânsito que ocorrem, mas, inclusive, a sua gravidade e mortalidade quando, eventualmente, acontecerem.


“Similarmente como buscamos uma vida saudável e boa alimentação, evitando, desse modo, bloqueios indesejados e potencialmente perigosos em nossos sistemas circulatórios, devemos também aplicar tal lógica, dada a sua proporção, às vias sociais que nos ligam uns aos outros, tornando tais obstruções rarefeitas e menos fatais.”


Desacelere. Seu bem maior é a vida.


Portal do Trânsito, e

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

CREDENCIAL:

CREDENCIAL DE ESTACIONAMENTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PODE SER SOLICITADA DE FORMA VIRTUAL:

Serviço já está disponível pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A credencial de estacionamento é um documento obrigatório para uso de vagas de estacionamento especiais, destinadas às pessoas com mais de 60 anos, ou pessoas com deficiência. Essas vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e em locais públicos, quanto em comércios, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos privados.


O serviço está disponível pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A credencial para idosos já está disponível de forma online desde abril de 2024.


Vale lembrar que estacionar nas vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência sem a devida credencial é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, além da adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Confira o passo a passo pelo aplicativo:

1. Abra o Aplicativo CDT no seu celular;

2. Acesse a opção “Condutor”;

3. Selecione a opção “Credencial de Estacionamento”;

4. Selecione a opção desejada “Credencial de Idoso” ou “Credencial de Pessoa com Deficiência”;

5. Clique em “Emitir Credencial”, aceite os termos e pronto.


Portal do Trânsito

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

NOVOS RADARES EM SP DETECTAM USO DE CELULAR AO VOLANTE:

Motoristas que insistem em usar o celular no trânsito precisam evitar o hábito, pois além de estar colocando em risco a segurança, agora, essa infração está mais fácil de ser detectada. Com auxílio de inteligência artificial, câmeras de alta resolução detectam a violação, em São Paulo. A medida faz parte do uso crescente de tecnologia de ponta para aumentar a segurança no trânsito. A melhor forma de evitar sinistros é respeitando as leis. Infelizmente, muitos condutores só conseguem se conscientizar de cumprir as regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e de sinalização quando dói na carteira.


COMO FUNCIONAM OS NOVOS RADARES:

Já há bastante tempo os radares permitem que o excesso de velocidade seja detectado e a multa emitida sem a necessidade de um agente humano na via. Mas a tecnologia anda cada vez mais rápido - e de forma mais eficiente. Agora, o radar pega uso de celular além de registrar a velocidade, mesmo que seja de longe e sem qualquer tipo de aviso. Mas não é difícil evitar a multa: é só deixar o celular quieto enquanto dirige.


Esse tipo de detecção é possível graças à combinação de dois tipos de tecnologia. Uma delas é a Doppler, que já é utilizada para registrar a velocidade dos veículos. Ela funciona calculando a variação da frequência das ondas refletidas por objetos em movimento. Dessa forma, o monitoramento é feito com alta precisão, mesmo nos horários de maior fluxo de veículos”. A segunda tecnologia embarcada nos radares é a queridinha do momento: a inteligência artificial, ou IA.


“Incorporada a câmeras de alta definição, a IA do radar pega celular na mão, registra imediatamente a infração e a envia para o sistema de trânsito, que emite a multa. Tudo em tempo real e sem qualquer tipo de intervenção humana”.


SISTEMA REGISTRA INFRAÇÕES SIMULTÂNEAS:

De dia, de noite, com tempo limpo ou clima adverso, não importa. “Para ter uma ideia do grau de exatidão, captura-se as imagens do interior do carro com nitidez incrível a até 50 metros de distância”. E é claro que o uso de uma ferramenta dessas a serviço da segurança no trânsito não se limita ao uso de celular ou excesso de velocidade. Enfatiza-se que o novo sistema capta e identifica vários outros tipos de infração, como avanço de sinal vermelho, falta do uso do cinto de segurança, conversões em locais proibidos, parar em cima da faixa de pedestres e a circulação em faixas proibidas, como o uso das seletivas para ônibus e ciclovias.


A nova tecnologia é tão eficiente que consegue registrar não uma, mas várias infrações que estejam sendo cometidas ao mesmo tempo. “Por exemplo, se o motorista estiver falando ao celular acima da velocidade permitida e sem cinto de segurança, terá as três infrações registradas simultaneamente através dos novos radares”.


OBJETIVOS DA IMPLEMENTAÇÃO:

O novo sistema de radar de trânsito inteligente foi produzido pela empresa Velsis. E, pelo menos por enquanto, estão instalados apenas nas principais vias do estado de São Paulo.


Confira as 6 rodovias que já contam com a tecnologia:

Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225);

César Augusto Sgavioli (SP-261);

Assis Chateaubriand (SP-425);

Washington Luís (SP-310);

Luiz de Queiroz (SP-304);

Irineu Penteado (SP-191).


políticas públicas e dos projetos de segurança viária relacionados à fiscalização do trânsito. O objetivo da implementação dos novos radares, portanto, é coibir o uso de celular ao volante, a princípio nas principais rodovias de São Paulo, mas é possível expandir o sistema para outras localidades conforme as políticas públicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de celular aumenta em 400% o risco de sinistros. No Brasil ele é a terceira maior causa de mortes no trânsito, ficando atrás apenas do uso de álcool e do excesso de velocidade.


Segundo pesquisa da inglesa RAC Foundation, o “simples” ato de enviar uma mensagem enquanto dirige retarda em 35% a reação do motorista diante de uma situação adversa. Por outro lado, ao mexer no celular enquanto dirige não só o foco é desviado da estrada, como há perda de visão panorâmica, uma vez que ele deixa de olhar os retrovisores para se fixar na tela do aparelho.


CONHEÇA AS MULTAS E PENALIDADES:

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a penalidade para os condutores que utilizam o telefone celular, mesmo que por bluetooth – sem manusear o aparelho – é de natureza média, com o registro de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o pagamento de multa no valor de R$ 130,16. Para quem segura e/ou manuseia, a infração é de natureza gravíssima, ou seja, com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.


Mesmo assim, as penalidades parecem não assustar muitos motoristas. De acordo com o RENAINF, há o registro de cerca de 240 multas por hora no Brasil devido ao uso indevido do celular. Mas nem todo uso do celular gera infração. “É o caso, por exemplo, de quando o aparelho está devidamente fixado no painel do carro. Mas é preciso estar em um lugar que não gere distração na condução”. Essa é uma situação comum quando o motorista usa aplicativos de geolocalização, como mapas ou GPS para seguir viagem.


“A orientação, no entanto, é de estacionar o carro em local permitido se houver necessidade de alterar a direção no aplicativo, por exemplo”. Com os novos radares inteligentes, mais do que nunca é importante ficar atento às leis de trânsito. “Afinal essa é a melhor forma de manter a segurança nas vias e evitar gastos desnecessários”.


Portal do Trânsito

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

MOBILIDADE URBANA:

IDOSOS E PCDS JÁ PODEM EMITIR CREDENCIAL DE ESTACIONAMENTO VIA APLICATIVO NO CELULAR:

Documento, que antes precisava ser impresso para exibição no painel do veículo, passa a ser digital. Mais de 16 milhões de pessoas acima de 60 anos que possuem, ou possuíram, carteira de habilitação, passam agora a contar com a versão digital da credencial de estacionamento exclusivo. A facilidade está disponível desde a última sexta-feira (25), no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Além dos idosos, a medida beneficiará cerca de 3,4 milhões de PCDs, cadastrados na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência. A adesão da população ao beneficio deve aumentar consideravelmente a partir desta sexta-feira (25), com o lançamento da emissão digital do documento. A credencial, que antes era emitida via estados e municípios e precisava ser impressa para exibição no painel do veículo, agora passa a ser digital e terá validade em todo o território brasileiro.


COMO SOLICITAR A CREDENCIAL:

O processo é totalmente online, sem a necessidade de deslocamentos e o beneficiário poderá optar pela versão impressa (por meio do Portal da SENATRAN) ou digital (via app da CDT). “A gente está trabalhando todos os dias para inserir mais e mais serviços para facilitar a vida do cidadão. Assim como, ampliar as facilidades e diminuir a burocracia”, explica o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. Essa é mais uma iniciaEva da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Ação alinhada às diretrizes da Estratégia Federal de Governo Digital 2024-2027, que busca promover a digitalização dos serviços públicos, com foco no cidadão.


O documento, que antes tinha validade de 5 anos, agora será vitalício para os idosos. No caso de pessoas com deficiência, mantém-se a autorização enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência. Para o uso da versão digital, só é possível vincular a credencial a um único veículo, que será possível alterar a qualquer momento. “Você vai usar o aplicativo para cadastrar o veículo que você está usando na hora. Isso é muito importante, porque vai garantir ao cidadão mais efetividade desse direito. Você vai poder usar em um veículo, depois em outro, e isso tudo usando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito”, conclui Adrualdo Catão.


“Essa é uma novidade que tem o poder de beneficiar direta e imediatamente dezenas de milhões de brasileiros e brasileiras”, afirma Diego Migliavacca, gerente de Soluções Digitais para Trânsito do Serpro. Isidro dos Santos Monteiro, gerente de Soluções Digitais para Trânsito do Serpro, explica que os agentes de trânsito e policiais têm um aplicativo de fiscalização que permite verificar, por meio da placa ou do seu QR CODE, se existe uma credencial vinculada ao veículo estacionado. Em caso de descumprimento das regras, o responsável estará sujeito a multas e sanções. A infração, classificada como gravíssima, resulta na adição de 7 pontos à CNH e na aplicação de uma multa de R$ 293,47. Além disso, há remoção do veículo.



As informações são da Assessoria Especial de Comunicação do Ministério dos Transportes

domingo, 20 de outubro de 2024

INFORMAÇÃO:

MORTOS E FERIDOS NAS RODOVIAS FEDERAIS JÁ CUSTARAM CERCA DE R$ 8 BILHÕES AO PAÍS SOMENTE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024:

A ABRAMET/RS analisou o impacto dos custos tanto dos roubos de cargas quanto dos sinistros de trânsito nas rodovias federais e os números são alarmantes. O Brasil enfrenta desafios significativos quando se trata da segurança nas rodovias. Os números relativos ao roubo de cargas e aos sinistros de trânsito revelam o impacto econômico e social que ambos os problemas trazem para o país. De um lado, temos os altos custos gerados pelos roubos de carga, que afetam diretamente a economia. De outro, os sinistros de trânsito, especialmente aqueles com vítimas fatais, impõem um peso ainda mais severo à sociedade.


Levantamento?

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego do RS (ABRAMET/RS) analisou o impacto dos custos tanto dos roubos de cargas quanto dos sinistros de trânsito nas rodovias federais e os números são alarmantes. O primeiro afeta diretamente o setor de transporte e a economia nacional, considerando que o transporte de mercadorias é um dos pilares do desenvolvimento do país. Conforme dados do SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), entre janeiro e julho deste ano, o Brasil registrou 5.527 ocorrências de roubo de cargas, uma redução de 11% em comparação com o mesmo período de 2023. Embora essa queda seja um indicador positivo, a situação é preocupante, já que em todo 2023, de acordo com o relatório na NSTECH, os números de roubos de cargas ultrapassaram 17 mil ocorrências, resultando em um prejuízo financeiro superior a R$ 1,2 bilhão.


No entanto, os custos com os mortos e feridos pelos sinistros de trânsito nas rodovias federais são significativamente maiores. Até junho deste ano, o custo total com sinistros em rodovias federais já atingiu a marca de quase R$ 8 bilhões, de acordo com dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Deste montante, os sinistros com vítimas fatais custaram R$ 2,8 bilhões, enquanto os acidentes com vítimas não fatais somaram R$ 4,4 bilhões. Já os sinistros sem vítimas fatais geraram um custo de R$ 231 milhões.


Preocupação?

Para o presidente da ABRAMET /RS e especialista em Medicina do Tráfego, Ricardo Hegele, essa comparação revela uma realidade preocupante. “O custo com sinistros de trânsito supera amplamente o prejuízo causado pelos roubos de carga. E o mais impactante é que as vidas perdidas em acidentes rodoviários são irrecuperáveis, uma realidade que demanda atenção urgente. Embora o roubo de cargas afete a economia, a perda de vidas humanas em sinistros representa um prejuízo incomparável, pois as cargas o seguro cobre, já as vidas perdidas não”.


Esse cenário nos leva a uma reflexão crucial e a mobilização de recursos e esforços para combater os roubos de carga é essencial, mas é preciso um olhar ainda mais atento para a questão dos mortos e feridos por sinistros de trânsito em rodovias federais. “O respeito às leis de trânsito, o comportamento responsável dos motoristas e a fiscalização mais eficiente podem reduzir significativamente os custos com sinistros e, mais importante, salvar vidas”, diz Hegele.


A ABRAMET/RS ressalta que é imprescindível que ocorra a implementação de políticas públicas mais eficazes para combater essa verdadeira epidemia de sinistralidade. A conscientização da população e a criação de mecanismos mais rígidos de controle nas estradas são caminhos necessários para reverter essa triste realidade. As vidas perdidas nas estradas, diferentemente das mercadorias, não podem ser recuperadas, e esse é o custo mais alto que o Brasil continua pagando.


Texto: ABRAMET/RS

sábado, 19 de outubro de 2024

CREDENCIAL:

CONTRAN REGULAMENTA CREDENCIAL DIGITAL PARA ESTACIONAMENTO EM VAGAS ESPECIAIS: A nova norma estabelece diretrizes para uso e fiscalização da credencial digital para estacionamento em vagas de pessoas com deficiência e de pessoas idosas. A Resolução 1012/24, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), alterou a Resolução nº 965, de 2022, do mesmo órgão, que define e regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos. A nova norma estabelece diretrizes para uso e fiscalização da credencial digital para estacionamento em vagas de pessoas com deficiência e de pessoas idosas.

Conforme a resolução, continua obrigatório o uso da credencial do beneficiário para o estacionamento nas vagas reservadas, no entanto passa a permitir que ela possa ser expedida em formato fisico ou digital. Além disso, a norma diz que a credencial tem validade em todo o território nacional. A resolução estabelece também que a expedição da credencial em formato digital ocorrerá pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, que no caso é a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). 


Além disso, diz que será possível apresentar a credencial nas seguintes versões:

I – Versão digital, por meio dos aplicativos ou portais oficiais do Governo

Federal; ou

II – Versão impressa em papel A4 branco comum.


OUTRAS REGRAS:

Para uso da versão digital, o beneficiário deverá vincular a credencial a um único veículo, que será possível substituir a qualquer tempo, conforme o uso.


Para fins de fiscalização, a SENATRAN disponibilizará consulta on-line ao veículo vinculado à credencial. A norma diz que em caso de uso da versão digital da credencial, fica dispensada a impressão e a utilização da credencial no painel do veículo.


“Caso o beneficiário não faça a vinculação da credencial ao veículo, deverá ser utilizada a versão impressa da credencial, podendo ser em escala monocromática, devendo ser utilizada no painel do veículo com a frente voltada para cima.”


Ainda conforme a nova regulamentação, constatada qualquer irregularidade na emissão da credencial, o órgão ou entidade executivo de trânsito responsável por sua emissão poderá, a qualquer tempo, suspender ou cassar a credencial. Ou seja, assegurado o devido processo legal, sem prejuízo de eventual responsabilidade criminal.


Fonte: Secretaria Nacional de Trânsito - SENATRAN

domingo, 13 de outubro de 2024

MOBILIDADE URBANA:

 MOBILIDADE URBANA: 

Mais locação de veículos significa menos carros próprios na rua, sinônimo de maior rotatividade e menos trânsito. A locação de veículos já é algo bastante difundido nas cidades brasileiras. Afinal, os carros de aluguel circulam pelas mãos de motoristas de aplicativo, tão presentes no cotidiano, e também são bastante usados por aqueles que pretendem viajar sem ter carro próprio. Contudo, hoje tem aparecido também como solução para o problema do transporte urbano.

O tema da mobilidade urbana é uma constante, principalmente nas grandes cidades do país. O transporte público sempre cheio é insuficiente, as ruas que não comportam mais a quantidade de veículos ficam sempre paradas, principalmente nos horários de pico, e quem opta por alternativas como motocicletas ou bicicletas acaba exposto a situações de risco. Levantamento da Confederação Nacional da Indústria aponta que mais de um terço da população, mais precisamente 36% dela, gastam mais de uma hora no trânsito todos os dias. Desse total, 15% gastam duas horas ou mais para ir ao trabalho e voltar para casa. A situação impacta diretamente na saúde mental e física das pessoas e também na sua produtividade.


O DESAFIO DAS SOLUÇÕES DEFINITIVAS PARA O TRANSPORTE URBANO:

Essa realidade é encarada por milhões de brasileiros, diariamente. O desafio de todos, de cidadãos, empresas e autoridades, é achar soluções que possibilitem o deslocamento de um grande contingente de pessoas de maneira mais segura, ordenada, rápida e, preferencialmente, sustentável.


ALUGUEL DE CARROS É OPÇÃO SUSTENTÁVEL:

O aluguel de carros surge como uma opção viável, principalmente para motoristas privados e para motoristas de aplica:vos. Afinal, os carros de aluguel são usados somente quando necessário, o que acaba representando menos carros na rua. Menos carros significa menos trânsito e também menos emissão de poluentes.


NOVOS SISTEMAS DE ALUGUEL DE CARROS SURGEM PELO MUNDO:

Sistemas inovadores, como o aluguel compartilhado, podem ser parte dessa solução. Nesse caso, proprietários particulares de veículos alugam seus carros por um dia ou então por algumas horas. O interessado entra em uma plataforma, que o conecta com donos de veículos de aluguel. Em seguida, combina local e horário de re:rada, bem como de retorno.


Outras cidades pelo mundo adotam soluções parecidas, caso do chamado “aluguel por assinatura”. Nesse caso, uma frota de carros pertencentes a uma empresa fica à disposição na rua mesmo. O usuário recebe um cartão que desbloqueia o carro de aluguel, que fica até mesmo com as chaves dentro. Pelo prazo de algumas horas, pode então usar o carro e deixá-lo em qualquer lugar, só não pode devolvê-lo sem combustível. Essa é uma alternativa ó:ma para viagens de pouca distância e principalmente para deslocamentos dentro da própria cidade.


O CENÁRIO DA LOCAÇÃO DE VEÍCULOS NO BRASIL:

O aluguel de veículos no Brasil já chegou a 300 mil somente no segundo semestre de 2024, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, a ABLA. Isso representa um quinto de toda a frota nacional. Logo, fica evidente como a locação de carros para motorista de aplicativo já é algo bem introduzido e adaptado na cultura e no cotidiano. Além disso, gigantes como a Uber já operam sistemas que integram o carro por aplicativo com o transporte público. A ideia, que em breve deve entrar em operação em cidades como Londres e Nova Iorque, é disponibilizar passagens de trem, ônibus e metrô dentro do próprio aplicativo da Uber, para que o usuário possa desembarcar de um modal e já entrar no outro.


Por fim, a locação de veículos é algo que veio para ficar e tem revolucionado a maneira de encarar o transporte urbano, ainda com muita margem para melhorias. A integração com outros modais é uma tendência interessante, que pode vir a se tornar até mesmo uma política pública, com a finalidade de ao menos diminuir o trânsito tão caótico dos grandes centros urbanos.


Por: Portal do Trânsito